Motores
Motores assíncronos:
O motor assíncrono ou de indução é o tipo de motor mais comumente usado devido à sua construção simples e resistente e Às suas boas características de operação. Ele consiste em duas partes: O estator ( parte estacionária ) e o rotor ( parte rotativa ). O estator está conectado à fonte de alimentação CA. O tipo mais importante de motor de indução polifásico é o motor trifásico. ( As máquinas trifásicas possuem três enrolamentos e fornecem uma saída entre os vários pares de fios. ) Quando o enrolamento do estator é energizado através de uma alimentação trifásica, cria-se um campo magnético rotativo. À medida que o campo passa pelos condutores do rotor, é induzida uma fem nesses condutores, gerando uma corrente neles. Os condutores do rotor transportando corrente no campo do estator possuem um torque exercido sobre eles que faz o rotor girar.
Velocidade e escorregamento:
A velocidade do campo magnético rotativo é denominada velocidade síncrona do motor.
Um moto de indução não pode operar com a velocidade de sincronismo, pois nesse caso o rotor estaria estacionário em relação ao campo rotativo e não seria induzida nenhuma fem no rotor. A velocidade do rotor deve ser ligeiramente menor do que a velocidade de sincronismo, para que seja induzida uma corrente no rotor que permita a rotação do mesmo. A diferença entre a velocidade do rotor e a velocidade de sincronismo é denominada de escorregamento e é expressa como uma percentagem da velocidade de sincronismo.
Spercentual=Ns-NrNs*100
* S= escorregamento; * Ns= velocidade de sincronismo, RPM; * Nr= velocidade do rotor, RPM.
Frequência do rotor:
Para qualquer valor do escorregamento, a frequência do rotor é igual à frequência do estator vezes o escorregamento percentual, ou:
fr=Sfs
* fr= frequência de rotor, Hz; * S= escorregamento percentual ( escrito na forma decimal ); * fs= frequência do estator, Hz.
Torque:
O torque de um motor de indução