EVOLUCAO DO PENSAMENTO
O trabalho ora apresentado tem como objetivo, compreender a história da economia através do um artigo disponibilizado pra responder alguns questionamentos sobre economia. Diante disso, buscaremos responder ao longo do nosso estudo as perguntas sobre o mesmo. E assim, iniciaremos o nosso estudo sobre a temática abordada “Uma Introdução à História Econômica”. Ou seja, daremos continuidade ao nosso estudo.
Desenvolvimento
1. Evolução do Pensamento Econômico
a) A definição de história econômica apresentada no artigo Definição dominante de economia é a de uma ciência de maximização das utilidades de uma dada população, dada uma dotação de recursos escassa, pelo menos para que todas as utilidades possam ser atendidas. Com um método matemático pelo qual são determinados, os mesmo.
Embora, essa definição de economia anti-história porque não se leva em conta o que motivou os parâmetros a serem o que são. Por exemplo, não se sabe por que a tecnologia existente veio a ser o que é, nem se fala na dinâmica da população: os gastos também são inexplicáveis, a estrutura econômica parece solidificar-se a partir de nada no ambiente.
b) Compare as duas perspectivas de Shumpeter sobre o conceito de Economia.
Ele destacar a primeira como a economia de concorrência. Ou seja, agindo no interior dos mercados, e impulsionados mudanças na organização das firmas, na estrutura produtiva, na tecnologia e em todos os outros aspectos relevantes aí, a concorrência tem uma força de distribuição e de criação de todos os aspectos essenciais nas firmas e nos mercados. E a outra se refere ao Capitalismo, ou seja, ela explica que o processo de “destruição criadora” alerta para o fato de que o importante é perceber como o capitalismo cria e destrói suas estruturas e não como as matem ao longo do tempo.
Assim a concepção de Competir deu origem, a partir dos anos 1980, a um forte movimento de renovação do pensamento econômico, a saber, as escolas neo-schumepterianas e