Evolução do Pensamento
Evolução do Pensamento
Local
1- Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
_Os Mercantilistas acreditavam que para um país ser rico ele deveria exportar o Maximo que pudesse e impor barreiras para importações, pois nesta época às transações entre países eram feitas com pagamento em ouro e para os mercantilistas um pais só seria rico se tivesse mais ouro em seu poder do que os outros países. Os fisiocratas acreditavam que o único meio de gerar riqueza em um país era através da agricultura, segundo esta escola de pensamento as outras atividades não agregavam valor, apenas transformavam uma mercadoria, ou seja, matéria-prima, em outra. Enquanto que a agricultura gerava novos produtos sem necessitar de matéria-prima.
2- Quem foi o mais destacados dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias?
_Foi Adam Smith, suas idéias foram acreditava que a iniciativa privada deveria ser deixada agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental. A competição livre entre os diversos fornecedores levaria forçosamente não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas, no afã de baratear o custo de produção e vencer os competidores. Ele analisou a divisão do trabalho como um fator evolucionário poderoso a propulsionar a economia.
3- O que diz a teoria das vantagens comparativas? Que foi seu autor?
_Diz que entre dois países, regiões ou pessoas podem ser benéficas, mesmo quando um deles é mais produtivo na fabricação de todos os bens. O que importa aqui não é o custo absoluto de produção, mas a razão de produtividade que cada país possui.
4- Qual a principal diferença entre a lei de say e o princípio Keynesiano da demanda?
_A principal diferença era que, Key não acreditava que a produção de mercadorias efetiva geraria, sempre e obrigatoriamente, demanda suficiente para outras mercadorias. Ou seja, o