Evangélicos e Religiosos de outras crenças
Perguntas e Respostas.
1) Por que se chamam "evangélicos" ?
A palavra “evangélico” remete à crença de que a fé cristã autêntica está fundamentada prioritariamente na Bíblia, sendo ela o parâmetro de interpretação dela própria. O Antigo Testamento relata a história da preparação da chegada do Senhor Jesus e o Novo Testamento revela a missão redentora de Cristo aos que n’Ele crerem.
2) O que significa “Evangelho” ?
É uma palavra derivada do grego euaggelion que significa literalmente “boas novas”, assim a boa nova é a mensagem de Jesus Cristo que dá sentido à vida.
3) Quando começou o movimento evangélico?
Após sua Ressurreição, Jesus Cristo ordenou aos discípulos: “Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura”, pode-se dizer que aí começou o movimento evangélico, mas somente após a Reforma a expressão foi consagrada para designar as igrejas protestantes e suas descendentes até os dias de hoje.
4) Qual a diferença entre “Evangélicos”, “Crentes” e “Protestantes” ?
No Brasil, usa-se o termo “Evangélico” para designar qualquer entidade que se auto-denomine cristã e que não seja católica apostólica romana, mesmo que tais entidades sejam vagamente inspiradas no Evangelho ou admitam outras fontes de doutrina e prática. Mas a rigor, todas estas qualificações ( Evangélicos, Crentes e Protestantes), dizem respeito a pessoas que crêem nos Evangelhos como única fonte da fé cristã e cujos ideais foram historicamente estabelecidos na Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero em 1517. [ Saiba mais sobre a Reforma Protestante clicando AQUI ]
5) Qual é, em suma, a diferença estabelecida pela Reforma Protestante ?
Resumidamente, a Reforma Protestante - em termos doutrinários - pregou que a relação da humanidade com o Criador só pode ter Um intermediário: Jesus Cristo, manifestado a cada um individualmente, por opção e pela fé, mediante a graça de Deus, conforme descrito nas Escrituras.
6) A única