evangelhos apócrifos apocalipse de tóme
Apocalipse de Tóme
QUANDO ELE disse estas coisas, ele (Pedro) voltou a si.
Ouve, Tomé, pois eu sou o Filho de Deus Pai e sou o Pai de todos os espíritos. Ouve de mim os sinais que estarão no fim deste mundo, quando o fim do mundo será completado antes que meus eleitos saiam dele.
Digo-te abertamente o que agora está prestes a acontecer aos homens. Os príncipes dos anjos não sabem quando acontecerão estes fatos, pois estão agora escondidos deles. Então os reis dividirão o mundo entre si; haverá grande fome, grandes pestes e muitas tormentas na terra. Os filhos dos homens serão feitos escravos em todas as nações e perecerão pela espada. Haverá grande desordem na terra. Após isto, quando a hora do fim se aproximar, haverá grandes sinais no céu durante sete dias e os poderes dos céus serão colocados em movimento. Então, ao se iniciar a terceira hora do primeiro dia, haverá uma voz poderosa e forte no firmamento do céu; uma nuvem de sangue subirá do norte e a seguirão grandes trovoadas e fortes relâmpagos que cobrirão o céu inteiro. Então choverá sangue sobre a terra inteira. Estes são os sinais do primeiro dia.
E no segundo dia uma grande voz ressoará no firmamento do céu e a terra será deslocada de seu lugar. Os portões do Céu serão abertos no firmamento do céu do leste. A fumaça de um grande fogo irromperá pelos portões do Céu e cobrirá o céu inteiro até o oeste. Neste dia haverá medos e grandes terrores no mundo. Estes são os sinais do segundo dia.
E no terceiro dia por volta da terceira hora haverá uma grande voz no céu e as profundezas da terra rugirão dos quatro cantos do mundo. Os pináculos do firmamento do céu serão escancarados e todo o ar ficará cheio de colunas de fumaça. Um cheiro extremamente maléfico de enxofre durará até a décima hora. Os homens dirão: achamos que o final está chegando para que pereçamos. Estes são os sinais do terceiro dia.
E na primeira hora do quarto dia o abismo derreterá e escorrerá da terra do leste;