EVALDO CABRAL DE MELLO Trabalho
Evaldo Cabral de Mello é escritor de livros já clássicos sobre a dominação holandesa no Brasil.
Este grande historiador ganhou status de estrela desde que foi descoberto pela imprensa. Em geral não gosta de dar entrevistas e e teme ao pensar na possibilidade de ser reconhecido nas ruas. Tímido e reservado, este diplomata aposentado escolheu o Rio de janeiro como morada depois de correr o mundo. Irônico, é dono de idéias originais sobre o Brasil.
Seus trabalhos vêm sendo comentados por historiadores reconhecidos como Charles R. Boxer e Fernand Braudel. Recentemente a Editora UFMG e a Editora Fundação Perseu Abramo publicou um livro dedicado à análise da obra do historiador pernambucano.
BIOGRAFIA
Evaldo Cabral de Mello é hoje considerado um dos maiores intelectuais vivos. Nascido no Recife, em 20 de novembro de 1936. Onde realizou os estudos primários e secundários em sua terra natal. Faz parte de uma família de intelectuais pernambucanos, entre eles, é irmão do escritor e poeta João Cabral de Melo e primo de Gilberto Freyre e do poeta Manuel Bandeira.
Não possuía muita afinidade com seu irmão, João Cabral, porém, o seu relacionamento com Gilberto Freyre foi mais próximo. Frequentava a casa do primo de sua mãe na adolescência. Gilberto foi a influência decisiva, embora o historiador não sinta identificação com suas ideias. Mas também foi muito decepcionado com Gilberto Freyre como pessoa, devido à vaidade dele, que era muito grande.
Nos anos 1950, prestou vestibular para o Instituto Rio Branco. Após conseguir uma bolsa de estudo para o Instituto Cultural Hispânica de Madri, onde estudou filosofia da história, morou na Europa durante um ano, teve contato com autores estrangeiros como Arnold Toynbee e Ortega Gasset.
Diplomata aposentado iniciou sua carreira em Washington (1965). Em 1970, foi transferido para Genebra. Sempre em busca da companhia de primeira obra, Olinda Restaurada. Publicada em 1975, aos 40 anos.
Em 1976 foi para