Eva Mitocondrial
Todos descendemos de uma única mulher. A eva mitocondrial, uma mulher que viveu há 150 mil anos na África Oriental.
Há 150 mil anos o mundo estava passando por uma era glacial.As calotas de gelo avançaram e os nível dos mares caiu 120 metros. A África do norte se tornou um espaço deserto com pequenas ilhas em verde, onde se encontravam pequenos grupos de pessoas. Chamados de caçadores-coletores que eram tão inteligentes como os humanos de hoje.
A caça era fundamental para sobrevivência, isso explica a razão do homem ter se desenvolvido como caçadores-coletores. A coleta do alimento era divida entre os pequenos grupos, os unindo cada vez mais.
O Homem Moderno se dissipou da África e em apenas 7 mil gerações conseguiu colonizar o mundo todo. E o curioso foi saber que durante todos esse anos houve somente um gene sobrevivente entre todos os humanos do globo terrestre. Não que esse gene seja o mais fértil, mas este com certeza foi o mais bem-sucedido. O gene de uma única mulher que viveu há 150 mil anos na África Oriental.
A áfrica é o local de nascimento de todas as espécies humanas que vivem nesse planeta. Os caçadores-coletores não se dissiparam da África por motivos de lazer, eles se deslocavam de terra à terra por motivos de sobrevivência, pois as mudanças climáticas afetavam perversamente os homens modernos, fazendo com que muitos de sua linhagem morressem. Esse grupo de caçadores-coletores saiu da África do Norte e se dissipou para o Egito e logo foram para Israel.
Isso ocorreu há 110 mil anos atrás, mas em 1933 foram encontrados os fosseis mais antigos completos da história. Eram no no total 13 fosseis encontrados nas cavernas de Israel.
Há 80 mil anos, as calotas polares surgiram, fazendo com que a as águas do oceano tivessem uma queda considerável, obrigando a todos os caçadores se dissiparem para lugares próximos das prais, os tornando assim pescadores.
O dna Cromossômico - que dita nossa altura, cor dos nossos