Árvore Genealógica da Humanidade
Fátima Almeida
Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração (ISCIA), Santa Joana, Aveiro, Portugal
Resumo:
Através de um estudo realizado com o nosso ADN originou uma teoria revolucionária sobre a viajem pelo planeta e a grande diversidade de características do ser humano. O geneticista Spencer Wells acredita que durante a jornada dos seres humanos, dentro e fora de África foram motivados pelas alterações drásticas do clima da Terra.
Palavras-chave: DNA, DNA mitocondrial /mtDNA/ Eva mitocondrial, Cromossoma Y/ Adão Y-cromossomal, mutações
Introdução: No âmbito da disciplina, Métodos e Técnicas de Investigação foi proposta uma elaboração de um artigo científico, na qual eu escolhi para o tema “Árvore Genealógica da Humanidade”. Este artigo irá explicar as razões da existência da diversidade da humanidade com base de um estudo realizado com ADN. Com esse estudo irá obter novos dados sobre a história migratória da humanidade respondendo assim a pergunta partida que é “Como nós explicamos a grande diversidade genética da humanidade?”
Pergunta Partida:
“Como nós explicamos a grande diversidade genética da humanidade?”
Exploração:
Árvore Genealógica da Humanidade é um estudo realizado pelo geneticista Spencer Wells. O trabalho de Wells é baseado em estudos com o DNA propriamente dito com o cromossoma Y nos homens e com as mitocôndrias. Com este estudo se pode responder a perguntas que o ser humano colocou já há muito tempo. “Como nós explicamos a grande diversidade genética da humanidade?” Ao responder a esta pergunta também achamos novos dados sobre a história da migração da raça humana.
Cromossoma Y
O cromossoma Y é um bom candidato para estudos populacionais, porque este é transmitido a um filho é, praticamente, uma cópia inalterada do cromossoma Y do pai (Adão do cromossoma Y).
Mas também acontecem pequenas transformações (mutações) que podem ocorrer no DNA do