estatistica
Sociologia e Sociologia e Planeamento
ISCTE
SOCIOLOGIA E SOCIOLOGIA E PLANEAMENTO
Ano Lectivo 2003/2004 (2º Semestre)
ESTATÍSTICA II
(Textos de Apoio das Aulas)
Estimação
Intervalo de Confiança Para a Média
Carlos Lourenço, Dep.º Métodos Quantitativos
(Hcarlos.lourenco@iscte.ptH)
Carlos Lourenço
ISCTE, 2004
1
Estatística II
Sociologia e Sociologia e Planeamento
Conceitos Básicos de Estatística
População (ou Universo) e Amostra
A população é um conjunto finito ou infinito (numerável ou não) dos elementos cujas características são objecto de um estudo. A amostra é um subconjunto finito da população.
Escalas de Medida das Variáveis Estatísticas (por grau decrescente de restrição)1
1. Nominais: As variáveis são medidas em classes discretas e, à partida, não é possível estabelecer nenhuma ordenação entre elas. (Exs.: Estado Civil, Sexo)
2. Ordinais: As variáveis são medidas em classes discretas e é possível estabelecer uma ordenação entre elas, segundo uma relação descritível mas não quantificável. (Exs.: escalas de Likert, as habilitações)
3. De Intervalo: As variáveis assumem valores quantitativos. No entanto, não possuem um zero absoluto, isto é, não possuem uma medida de ausência de atributo. (Ex.: A temperatura) 4. De Rácio: As variáveis assumem valores quantitativos cuja relação exacta é possível definir por terem um zero absoluto.2 (Exs.: a idade, o peso, a altura, o rendimento em euros, etc.)
Dados Discretos
Podem tomar um número finito ou infinito numerável de valores (normalmente tomam apenas valores inteiros). Posteriormente, podem ou não ser agregados em classes.
Dados Contínuos
Podem tomar um número infinito não-numerável de valores. Se podem tomar dois valores possíveis, a e b, teoricamente podem tomar também quaisquer valores entre a e b.
Posteriormente, podem ou não ser agregados em classes.
Parâmetros
Características da população. Geralmente desconhecidos. Exemplos de Parâmetros: