Euuuu
Curso: Administração 1º período
Nº da turma: 02.2011
Disciplina: Ciências Sociais A sociedade na formação do individuo
As atitudes não nascem conosco, são adquiridas no processo de integração do individuo com a sociedade. Ao nascer, a formação – passagem do ser biológico a ser social – do individuo é estimulado pelos seus pais, ai se molda, se espelha, se descobre. Neste contexto, os pais são responsáveis pela introdução da criança na sociedade, onde o individuo começa a se identificar com o grupo ao qual pertence – família, amigos, escola, trabalho – muito importante para sua formação e socialização. Aqui, ele terá um contato com a cultura e as crenças de cada grupo. Durante a adolescência, a instituição de ensino, os colegas e os veículos de comunicação assumem um grande papel na formação de novas atitudes e no reforço ou abandono das que já existem, sendo um fator constante e decisivo, porque tornam os indivíduos mais sujeitos à mudança, uma vez que os questionamentos a cerca dos valores, da família, da sexualidade, da própria sociedade estão à flor da pele.
Com o ingresso na vida adulta, as atitudes tornam-se mais reflexivas, embora neste momento da vida as idéias, os valores, as crenças, tendem a se cristalizarem sendo mais difícil a mudança. Cada indivíduo tem a sua identidade e liberdade, condicionadas ao meio em que vivem, adequando-se às regras e normas impostas.
Na minha infância sempre fui muito ‘’pressa’’ pois moro em um bairro muito pequeno então ao longo com que fui crescendo fui tendo uma cultura diferente dos meus atuais colegas de curso, já que estes sempre estão saindo como se nada estivesse ‘’errado’’. Isso me faz pensar como a sociedade em que vivemos molda nossa cultura, como pessoas do interior tem a vida totalmente diferente das pessoas que vivem na cidade.
É importante ressaltar como é difícil a