Donald no pais da matematica
PROFº CELSO MARQUETTI
São Paulo 2011
Donald no País da Matemática
No filme há um diálogo entre Donald e o espírito da aventura no país da matemática. Uma terra cheia de aventuras e maravilhas da matemática, Donald diz que isso é para os intelectuais; sim, sem os intelectuais, não existiria música.
Tudo começou na Grécia antiga, com Pitágoras – o pai da matemática e da música. Pitágoras descobriu que a oitava estava na razão de 2 para 1. Então, ele elaborou a escala numeral e a partir dessa harmonia e desses números, elaborou a escala musical que é usada até hoje.
Fundou a sociedade dos pitagóricos, onde só os membros podiam participar dessas reuniões e usavam um emblema secreto, o pentagrama; que é uma estrela composta por cinco retas e que possui cinco pontas. Para Pitágoras e seus seguidores, o pentagrama era um emblema da perfeição e também um símbolo sagrado que mostrava a harmonia entre o corpo e alma, e por isso o pentagrama era considerado também pelos pitagóricos o símbolo da aliança entre os homens. Os pitagóricos atribuíam virtudes especiais ao pentagrama porque é uma figura que pode ser construída por uma linha única, linha fechada entrelaçada e por isso era considerado o símbolo da perfeição.
O pentagrama está entre os principais e mais conhecido símbolos, pois possui diversas representações e significados, evoluindo ao longo da história.
Um exemplo de objetos que podemos observar o pentagrama: o pentágono, estrela do mar, maça cortada, banana cortada, carambola, colméia e o próprio homem.
No filme também é falado do retângulo de ouro, que é um objeto matemático que marca forte presença no domínio das artes, nomeadamente na arquitetura, na pintura, e até na publicidade. Este fato não é uma simples coincidência já que muitos testes psicológicos demonstraram que o retângulo de ouro é de todos os retângulos o mais agradável à