eutrofização
Goiânia – Goiás
10 de Junho de 2013
FACULDADE ARAGUAIA
ENGENHARIA AMBIENTAL 2 Período B.
Alunos:
Bruno Bernardes Santana
Eduardo Lima
Jefferson de Sousa Patriarca
Higo Arraes da Silva
Thiago de Sousa Marques
Goiânia – Goiás
10 de Junho de 2013
INTRODUÇÃO
O estado de Goiás possui uma enorme capacidade hidrográfica, tendo em sua geografia uma enorme quantidade de lagos, represas, rios e afins, grande parte de sua água é utilizada para o desenvolvimento da agricultura e pecuária que são elementos fortes e característicos para a economia local devido o estado ter forte tradição rural .
Entretanto este forte poderio rural tem trazido consequências para as águas goianas, a elevada produção tem contribuído para contaminação em grande escala da nossas bacias hidrográficas, com seus pesticidas, hormônios, lixos e dejetos que são lançados diariamente sem tratamento adequado em seus leitos fluviais.
O objeto de estudo deste trabalho vem apresentar esta situação em uma propriedade rural que tem sofrido as consequências de lançamentos de dejetos bovinos ( excesso de nutrientes ) que não estão sendo tratados de forma apropriada, causando a eutrofizacao de um lago presente na propriedade e perda de receita devido custo gerados por esta situação.
OBJETIVOS
4.1 Objetivos Gerais
Apresentar soluções corretas para destinação de dejetos bovinos da propriedade rural Carvalho Reis, situada no município de Goianápolis – GO, a 25km da capital Goiânia, com área total de 16,9 Hectares de terra, visando a recuperação do lago artificial com uma lâmina d água de 1800 m².
4.2 Objetivos Especificos
A represa encontra-se eutrofizada devido ao lançamento de dejetos bovinos providos da ordenha mecanizada, a área de ordenha da fazenda (curral), está a cerca de 200 m da