eutonia e o ensino de música
A EUTONIA COMO CATALISADORA DE PROCESSOS DE MUSICALIZAÇÃO
Proposta de trabalho apresentado à Faculdade Santa Marcelina, em cumprimento parcial às atividades da disciplina de História da Música I
Orientador: Prof. Dr. Clovis de André
São Paulo setembro/2012 A EUTONIA COMO CATALISADORA DE PROCESSOS MUSICALIZAÇÃO
Referências
(1)
Gainza, Violeta Hemsy de. Estudos de Psicopedagogia Musical. São Paulo: Summus, 1999.
(2)
Alexander, Gerda., Violeta Hemsy de. Eutonia: um caminho para a percepção corporal. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
(3)
Kraemer, Rudolf-Dieter. “Dimensões e Funções do conhecimento Pedagógico-Musical”. Em Pauta - Revista do Curso de pós-graduação em música- mestrado e doutorado, n.16 (2000).
Assunto de ligação
O objetivo desta pesquisa consiste em abordar a Eutonia como catalisadora de processos de musicalização. Para abordar este assunto é necessário primeiro compreender os princípios da Eutonia - técnica que busca aprimorar a consciência corporal e o estabelecimento da tonicidade muscular equilibrada - e os princípios básicos da educação musical. Para abordar tal tema escolhidos dois livros e um artigo, sendo que um aborda a Eutonia (Eutonia: um caminho para a percepção corporal), o outro trata da educação musical (dimensões e funções do conhecimento pedagógico musical) e o terceiro relata o contato de uma pesquisadora e musicista com a Eutonia (princípios da psicopedagogia musical). Sendo a prática musical empírica e corporal, esta é passível de ser aprofundada e transmitida através das lentes da Eutonia. Do mesmo modo, a visão completa do ser humano estabelecida pela técnica eutonista pode ser estendida para a relação aluno/professor, acrescentando amplidão para este encontro.