Eutanásia
Marlon Vivan Roman1
Resumo Na eutanásia o que esta em questão é a disponibilidade da vida humana, por isso se tornou objeto da ciência médica, da moral, das religiões e do direito. Eutanásia tem sua etimologia no grego, e significa boa morte, ou seja, sem dor, suave, fácil. Este tipo de morte é muito antigo, e existem vários exemplos de sua aplicação na história. Costuma-se dividir a eutanásia em três condições: a libertadora ou terapêutica; a selecionadora ou eugênica e a eliminadora ou econômica. Estar causando a morte de uma pessoa vai contra as leis naturais do homem e também contra as leis morais e éticas. O sentido da palavra eutanásia pode significar literalmente boa morte, mas o que esta ocorrendo são verdadeiros homicídios dolosos.
Palavras chave: 1.Eutanásia 2.Morte 3.Ética
Entendendo a eutanásia
Promover a morte de um ser humano por motivo de compaixão sempre foi causa de reflexão, esta reflexão fica ainda mais presente quando se discute os direitos individuais.
O presente artigo filosófico é uma reflexão ética sobre a eutanásia. Eutanásia significa boa morte, e o que esta em questão na eutanásia é a disponibilidade da vida humana, por isso se torna objeto da ciência, da medicina, das religiões e do direito. Faremos uma abordagem literária sobre a eutanásia e as suas condições de prática, seguida de uma discussão ética. O homem sempre se preocupou com a dor e o sofrimento, por isso aperfeiçoou os processos na medicina que visam aliviar a dor e prolongar a vida das pessoas, sendo solidários a dor. Dizem que a dor tem virtudes purificantes, e que o homem deve aceitá-la como crescimento moral. Mas na realidade os homens são contrários a ela e procuram afasta-la, buscando sempre o prazer. A morte não atormenta tanto as pessoas quanto ter uma passagem desta vida para outra de forma dolorida. 2 A religião