ismael nery
ISMAEL NERY
Tanque d’Arc a AL-2014
Ismael Nery foi não só artista como homem de vanguarda: desenhista, pintor e arquiteto, filósofo e poeta, teve uma vida breve e intensa, entremeada de acontecimentos trágicos que marcariam profundamente sua obra: perdeu o pai aos 9 anos e o irmão aos 18, fatos que transformaram sua mãe em uma figura perturbada.
Nasceu em Belém do Pará, em 1900. Nove anos depois, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro data, também, da morte de seu pai. Em 1915, ingressou na Escola Nacional de Belas Artes. Viajou pela Europa em 1920, tendo frequentado a Academia Julian, em Paris.
De volta ao Brasil, trabalhou em arquitetura onde conheceu o poeta Murilo Mendes que se tornaria seu grande amigo. Em 1922, casou-se com a poetisa Adalgisa Ferreira. Dessa união nasceram dois filhos. Nessa época fez obras de tendência expressionista.
Em 1926, deu início ao seu sistema filosófico de fundamentação católica ,1927 fez nova viagem a Europa, onde entrou em contato com Chagall e outros surrealistas. Sua obra plástica sofreu, também, a influência de De Chirico e do cubismo de Picasso. Seus temas transmitir sempre à figura humana. São retratos, auto-retratos e nus. Nery seguia uma orientação menos regionalista, considerada por ele limitada.
Após sua morte, em 1934, Adalgisa entregou seus trabalhos para Murilo Mendes que os guardou até 1965. Muito atuante no modernismo brasileiro, veio a falecer prematuramente em 1934 aos 34 anos, de tuberculose,. Portanto, suas obras passam a ser