Eutanasia
RESPONDERIA A UM PROBLEMA COLOCADO PELA MEDICINA
CONTEMPORÂNEA?
CAMILA PINHEIRO MASCARENHAS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE
DARCY RIBEIRO - UENF
CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ
DEZEMBRO- 2009
CAMILA PINHEIRO MASCARENHAS
KANT E A EUTANÁSIA: COMO UM CLÁSSICO DA FILOSOFIA
RESPONDERIA A UM PROBLEMA COLOCADO PELA MEDICINA
CONTEMPORÂNEA?
Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação em Cognição e Linguagem do Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, como requisito parcial para obtenção do Grau de Mestre em Cognição e Linguagem.
Orientador: Prof. Dsc. Júlio César Ramos Esteves
CAMPOS DOS GOYTACAZES
DEZEMBRO 2009
AGRADECIMENTOS
Agradeço, primeiramente, a Deus, pelas oportunidades.
Em especial, agradeço ao meu orientador, Prof. Dsc. Júlio Esteves, pela orientação, parceria e total envolvimento com o tema ao qual me propus pesquisar.
Agradeço a todos os meus mestres do curso, pelas contribuições através das disciplinas ministradas.
Agradeço ao meu querido marido, Francisco Neto, pelo total apoio e compreensão nos momentos mais difíceis que passei durante a elaboração desta pesquisa.
Agradeço aos meus pais, Sérgio e Valéria, irmãos, avós, parentes e amigos especiais pelo incentivo constante em todos os momentos da minha vida.
Agradeço a minha amada filha Maria Antonia, pela compreensão quando precisei me isolar para escrever esta pesquisa.
Agradeço aos professores que aceitaram o convite para participar desta banca de avaliação. Sou uma mulher de 27 anos. Fui impedida de ter uma vida normal, em virtude de uma doença genética, raríssima no mundo inteiro, degenerativa e progressiva, chamada FOP
(Fibrodisplasia Ossificante Progressiva), caracterizada pela má-formação dos dedos grandes dos pés e pela formação progressiva de ossos no interior dos músculos, tendões e ligamentos, que inibe totalmente a