Eutanasia
VERDADE, EUTANÁSIA E O VALOR INTRÍNSECO DA VIDA.
1- INTRODUÇÃO
O texto trás o polemico assunto sobre eutanásia, os argumentos e perspectiva em pró da pratica e também em contraparte a sustentação da proibição e as argumentações contra a eutanásia e a valorização da vida
2- VERDADE E EUTANÁSIA: CONTORNOS ONTOLÓGICOS DA DEFESA DA
Eutanásia, palavra proveniente do grego euthanasia (boa morte, morte sem sofrimento) trata-se do desligamento da vida de uma pessoa, ou seja, por fim a vida do mesmo. Podemos classificar a eutanásia de algumas formas:
Voluntária onde o individuo solicita a pratica;
Involuntária, o individuo não consente a própria morte e mesmo assim o submetem a pratica;
Não voluntária, o individuo não tem capacidade de consentir a própria morte como no caso dos vegetativos.
A eutanásia é um assunto muito complexo onde a mesma é defendida e condenada há milênios e no Brasil, atualmente é considerada como homicídio.
Porem antigamente, era uma pratica muito comum para diversas culturas pelo mundo como os guerreiros dinamarqueses que consideravam uma vergonha o fato de morrer na cama, ou de velhice, doenças, sendo assim, cometiam suicídio afim de escapar de tal fim. Já os japoneses como samurais cometiam o mesmo ato por vergonha de alguma situação a fim de conseguir a honra novamente.
A eutanásia tornou-se um ato ruim principalmente pela intervenção da igreja cristã quando definiram que a vida pertencem apenas a Deus e que a alma tinha vida eterna, e uma vez que Deus não tirasse a vida de um individuo por N causas, o mesmo não poderia o fazer.
3- CONSIDERAÇÕES EM TORNO DA VERDADE NA ÉTICA: POR UMA ABERTURA NA BIOÉTICA
Para nós, humanos é natural e de nosso instinto questionar os por que de tantos assuntos, situações e questões da vida, porem é muito natural adotarmos uma postura de afirmações das verdades como segurança e certezas que aplicamos como o certo absoluto.
Como grande influencia europeia em nossa cultura pela