Eutan Sia
A eutanásia é um assunto que gera debate e polêmica, além de ser doloroso para a família, a sociedade e também para os profissionais da área da saúde. A eutanásia se trata de uma forma de morte indolor, sem sofrimento desnecessário e, é atualmente entendida como uma forma de abreviar a vida a fim de aliviar a dor ou sofrimento do paciente. A ação é praticada por um médico com o consentimento do doente, ou da sua família. Quando falamos de eutanásia, aparecem questões morais como o direito de escolha; questões religiosas, que ressaltam a vida como um dom divino e, também as questões legais e códigos de ética dos profissionais envolvidos sobre o que fazer ou não nessa situação.
Do ponto de vista a favor, a prática da eutanasia é vista como uma forma de acabar com a dor e sofrimento do paciente que se encontra muito doente, sem qualidade de vida e sem previsão de melhora, dando ao paciente o direito de tirar sua própria vida em prol do término desse sofrimento.
Do ponto de vista de quem é contra, a eutanásia é vista como o direito de tirar a vida de alguém que está muito doente, usando como "desculpa" a ideia de que o ato pode aliviar a dor e sofrimento da pessoa em questão.
No Brasil, a eutanásia é considerada homicídio, no entanto, na Holanda é permitida por lei.
A partir desses pontos de vista, devemos refletir sobre a questão da eutanásia e conceitos que se confrontam como o que é vida e morte e, dentro desses conceitos também devemos refletir sobre o que é qualidade de vida e o que podemos entender como uma morte digna.
Referências bibliográficas: Rev Enferm UNISA 2005; 6: 46-51