EUROPA
Economia
Cultura
Correntes
Migratórias
ECONOMIA
Como um continente, a economia é atualmente a maior do planeta e é a região mais rica como medido por ativos sob gestão, com mais de 32,7 trilhões de dólares em relação ao 27,1 trilhões de dólares da América do Norte.
Tal como acontece com outros continentes, a Europa tem uma grande variação da riqueza entre os seus países. Os países mais ricos tendem a estar no Ocidente, enquanto algumas das economias do Leste ainda estão emergindo do colapso da URSS e da Iugoslávia.
A UE, um organismo intergovernamental composto por 27 estados europeus, compreende o maior espaço econômico único no mundo. Atualmente, para 16 Países da EU, o euro é a moeda comum. Cinco países europeus classificam-se entre as dez maiores economias nacionais do mundo por PIB. Isso inclui : Alemanha , Reino
Unido, Rússia , França e Itália.
CULTURA
A cultura europeia pode ser melhor descrita como uma série de culturas sobrepostas e que envolve questões de Ocidente contra Oriente e Cristianismo contra Islão . Existem várias linhas de ruptura culturais através do continente e movimentos culturais inovadores discordam uns dos outros. Assim, uma "cultura comum europeia" ou "valores comuns europeus", é algo cuja definição é mais complexa do que parece.
O esporte mais popular é o Futebol. O torneio mais importante de seleções é o Campeonato Europeu de
Futebol, enquanto que o de clubes é a Liga dos
Campeões da UEFA. Em relação ao Copa do Mundo, em dez edições países europeus sediaram o evento, e em dez seleções de países europeus venceram o torneio.
CORRENTES MIGRATÓRIAS o A Europa é o lar do maior número de migrantes de todas as regiões do mundo, em 70.6 milhões de pessoas, segundo um relatório da OIM.
Em 2005, a UE teve um ganho líquido global de imigração de 1,8 milhão de pessoas, apesar de ter uma das maiores densidades populacionais do mundo. Isso representou quase 85% do