europa orietal
Europa Oriental também conhecida como Leste Europeu.
A Europa Oriental tem também sua economia baseada na indústria, produção de energia e de minerais. Sendo que alguns países estão enfraquecidos por estarem passando por uma fase de transição entre o socialismo e o capitalismo.Os destaques da indústria oriental são a de Moscou e São Petersburgo.
Na agropecuária a maior parte de seu espaço é ocupado por cereais, principalmente o trigo.
Dentro da área agrícola destaca-se a criação de rebanhos bovinos, suínos e ovinos.
É considerado países da Europa oriental:
Albânia, Armênia, Azerbaijão, Belarus, Bósnia, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Federação Russa, Geórgia, Hungria, Letônia, Lituânia, Macedônia, Moldávia, Montenegro, Polônia, República Tcheca, Romênia, Sérvia, Ucrânia, Turquia.
Os países da Europa Oriental, hoje buscando introduzir-se na economia de mercado, vivem níveis diferenciados de desenvolvimento econômico, grande parte deles integrando a União Européia, são eles:
República Tcheca: Dotado de uma economia dinâmica, o país se destaca da produção de alimentos, bebidas e eletrodomésticos e encaminha mais da metade de suas exportações à União Européia.
Polônia: Tem recebido grandes investimentos da Europa Ocidental. A base de sua economia são as indústrias mecânicas e de mineração.
Hungria: Seus principais produtos de exportação são máquinas, produtos mecânicos e alimentos industrializados. A população tem um elevado padrão de vida.
Eslováquia: É a porção oriental e menos desenvolvida da antiga Tchecoslováquia. Produz cereais e fornece matéria prima para a indústria madeireira. Devido aos baixos custos da mão de obra e ao razoável nível educacional, o país atrai investimentos da Europa Ocidental, sobretudo nos setores metalúrgico e automobilístico.
Albânia: País agrícola de população predominantemente islâmica e baixo IDH.
Letônia: País tem na madeira o principal item da economia. Ressente-se