europa medieval
Disciplina: História do Direito
Goiânia Agosto de 2014
Fichamento
Nome do aluno(a):Rafaella de Souza Moreira
Referencias segundo normas da ABNT
CASTRO,Flávia Lage De. A Europa Medieval In: História do Direito: Geral e Brasil.
Rio de Janeiro, e editora Lumenjuris, 2007
Página(s) :119 - 143
Texto estudado:Capítulo Vll. A Europa Medieval
1- Introdução
A Alta Idade Média é um período de desconstrução e construção. Neste tempo da história tiveram que viver com a construção de um novo mundo, agora tendo como elementos as culturas germânicas e a Igreja.
Este período inicia-se com a queda de Roma e a invasão de tribos germânicas no território do Império. Os povos germânicos tinham hábitos bastante diferentes dos romanos.
Além da agricultura e do pastoreio os germânicos caçavam, pescavam, mas sua economia era basicamente de trocas. O sistema produtivo combinava a propriedade coletiva e a propriedade individual e, principalmente, a guerra era primordial para economia destes povos.
Algumas tribos germânicas, ao invadirem o Império Romano, formaram reinos, outras simplesmente espalharam-se pelo território. A sociedade medieval que começou a tomar forma na Alta Idade Média estava já consolidada no período seguinte e era simples sua divisão: de um lado homens livres, com poder das armas ou da Igreja, de outro os servos, portanto pode-se afirmar que a Idade Média conheceu basicamente três tipos de homens, os que guerreavam, os que oravam e os que trabalhavam. Eles não poderiam, via de regra, mudar de feudo quando achassem pertinente.
2- Sistema Feudal
2.1- Características
O Feudalismo é uma palavra muitas vezes carregada