Principais causas da mortalidade das empresas
Principais causas da mortalidade das empresas
Comportamento do empreendedor pouco desenvolvido
Um dos principais motivos da mortalidade das empresas esta ligada a pessoa do empresário. Muitos empresários atuam em campos não conhecidos ou pouco conhecidos tornando difícil a resolução de alguns problemas inerentes a gestão da Empresa.
Para corrigir esse problema é preciso investir em capacitação, em orientação adequada para o desenvolvimento do espírito empreendedor dos empresários.
Falta de Planejamento
Muitos empresários não procuram conhecer o mercado em que irão atuar, não estudam seus clientes suas preferências e necessidades, não estão atentos aos detalhes da concorrência e acabam errando em vários pontos da gestão por falta de planejamento.
Problemas pessoais dos proprietários
A falta de um plano de negócios em uma empresa pode acarretar diversos problemas para a empresa tais como:
- Envolvimento pessoal nos processos da empresa (ex.: desavenças de opinião que levam a ‘rixas’ )
- Problemas com sócios, objetivos divergentes, em que estes se preocupam apenas em obter o lucro, sem levar em consideração suas obrigações. (capital a integralizar)
- Sucessão empresarial, em que familiares promovem apenas parentes que, na maioria das vezes, não possui uma boa qualificações profissional.
- Proprietário não assumir riscos, deixando a empresa estagnada.
- Valores pessoais, que podem afetar diretamente no crescimento da empresa.
- Falta de aperfeiçoamento profissional diante o negócio trabalhado
Para que este problema, entre outros, seja evitado, é necessário maior profissionalismo entre os empreendedores, para aplicarem o plano de negócios. Com isso, a divisão de tarefas é melhorada, as responsabilidades são melhores delegadas.
Gestão eficiente do Negócio
- Necessidade de aumentar o investimento em treinamentos
- Adaptação a tecnologia. Um processo que não