Euclides da Cunha e a Sociologia
RESUMO
O presente artigo pretende demonstrar alguns aspectos, que nos levam a acreditar ser Euclides da Cunha, utilizando-se da sua principal obra: Os Sertões, um autor contraditório ao tratar do sertanejo. Para tanto, iremos explanar quais eram as influências ideológicas de Euclides e o conceito de Sociologia, e a relação do escritor com está ciência social.
PALAVRAS-CHAVE: Euclides da Cunha. Sertanejo. Nordestino. Sociologia.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO........................................................................................... 04 2. SOCIOLOGIA............................................................................................. 05
3. EUCLIDES DA CUNHA............................................................................. 06
4. CONSIDERÇÕES FINAIS......................................................................... 09
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................... 10
1. INTRODUÇÃO
As temáticas que envolvem o estudo do sertanejo brasileiro, sem dúvida, devem levar em conta a obra de Euclides da Cunha. Não somente a sua obra literária: Os Sertões, mas a sua contribuição histórica a cerca do sertanejo, do seu modo de vida, seu meio de subsistência e o seu referencial antropológico contido nela.
Dentro desta perspectiva, temos por objetivo esclarecer os questionamentos levantados após a sua leitura, os quais vão desde os motivos que levaram Euclides a, talvez, modificar a sua visão sobre o sertanejo, até, o desmembramento das correntes teóricas que o influenciavam.
Completando esta análise iremos abordar a sociologia, ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Assim como toda ciência, a sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa.
Ainda que esta tarefa não seja