eua x brasil
Faculdade de Economia
Curso de Relações Internacionais
Giovanni Rolim Antonelli
Matrícula: 31411998
Professora: Vanessa Boarati
São Paulo
2014
Palestra do Dennis Hawkins
Recuperação econômica dos EUA e aliança do pacífico
A economia dos Estados Unidos cresceu no ritmo mais rápido em dois anos, que estava em um ritmo desacelerado desde então.
O fato dos norte americanos continuarem comprando em meio ao conflito econômico federal em Washington paralelo a construção de imóveis ajudou muito a economia do país refletida em seu PIB, com o aumento da produção, as empresas conseguiram continuar contratando em um ritmo estável.
Estabelecido o ritmo de contratados, e uma boa economia, têm-se como consequência positiva salários maiores e crescimento mais forte.
Dennis Hawkins, palestrante e cônsul geral dos Estados Unidos da América, enfatizou bastante sobre a abertura econômica e principalmente cultural dos EUA, relacionando seus exemplos diretamente ao Brasil, dando ênfase em programas estudantis como o ciência sem fronteiras, exaltando a vontade e recepção positiva dos americanos em relação a praticas socioculturais.
Foi discutida as relações agrícolas entre os países, aonde foi visualizado o potencial agrícola do Brasil de maior exportador do mundo, com ótimas perspectivas futuras.
Por conta do numero elevado de exportação de alimentos do Brasil para os EUA (ex.: laranja) isso só tende a melhorar o desenvolvimento e manutenção da relação entre ambos.
Também foi abordado o tema de espionagem, na qual Dennis mencionou a NSA, dizendo que não acredita que isso possa afetar relações já estabelecidas entre os países e estar aguardando resposta oficial da agencia de segurança nacional, seguindo as medidas tomadas.
Sobre a aliança do pacifico que é formada por México, Peru, Chile e Colômbia, ficou visível a intenção principal da Aliança, que é estabelecer tratados de livre comércio com os demais blocos econômicos, estimulando o