EUA x Brasil
Indústrias nos Estados Unidos
Seguindo o padrão das grandes regiões agrícolas - os belts -, a atividade industrial norte-americana é organizada em cinturões, determinados por diversos fatores, sobretudo as características assumidas pelo país em escala global.
Podemos considerar, no espaço norte-americano, duas principais regiões industrializadas, caracterizadas por diferentes processos de industrialização: a Manufacturing belt e a Sun-belt.
Manufacturing belt - Essa área forma, atualmente, a maior concentração urbano-industrial do mundo, tendo como uma de suas características a megalópole BOSWASH (formada pelas áreas metropolitanas do eixo Boston-Washington).
Sun Belt - Essa região abriga muitas das mais avançadas unidades de produção mundial. Trata-se de uma extensa faixa no sul, que se estende da Flórida à Califórnia.
Indústrias no Brasil
Durante a maior parte do período colonial (1500-1822), era praticamente proibida a instalações de estabelecimentos comerciais e industriais na colônia, principalmente até 1808, data da vinda da família real ao Brasil, porque os produtos fabricados aqui concorreriam com os da metrópole portuguesa. As indústrias começaram a se localizar em São Paulo, no fim da década de 1980, já eram nítidos os sinais da dispersão industrial no Brasil. Esse processo passou a ocorrer em duas escalas:
No território brasileiro (escala nacional), buscando se expandir para outras regiões;
Na região Sudeste (escala regional), procurando fugir de áreas já muito industrializadas.
Agricultura nos Estados Unidos
A agricultura norte-americana é bastante especializada. Em apenas 200 anos gerou uma profunda transformação do meio, graças a uma sociedade na qual a relação com a terra foi fundamental no seu processo de expansão. É muito mecanizada, existe todo o tipo de equipamento agrícola. Trata-se de uma agricultura altamente capitalizada e que utiliza todos os avanços que a tecnologia e a ciência, colocam à sua disposição.