EUA - ESTRATEGIAS IDEOLOGICAS
Pode ser resumida na idéia de supremacia de um povo sobre outros, seja através da introdução de sua cultura ou por meios militares.
A sociedade americana acredita que sua política exterior é essencialmente pacífica, que as ações militares que empreende visam ao bem-estar da comunidade internacional e nunca o proveito para os Estados Unidos e que os demais Estados têm uma inata tendência agressiva, expansionista e competitiva.Tem como algumas ideogias:
1. Garantir o livre acesso dos sistemas de divulgação do American way of life a todas as sociedades.
Esse objetivo é buscado com a defesa dos princípios de "liberdade de informação" e a oposição a toda política de proteção à produção cultural, em qualquer país, tais como quotas de exibição em cinema, televisão e vídeo, políticas estatais de subsídio às artes e a seus meios de difusão.
2. Promover a divulgação dos ideais americanos por meio de sistemas de treinamento profissionais para prováveis integrantes das futuras elites de terceiros países.
Esse objetivo foi promovido pela United States Information System (Usis) e os programas de bolsas de estudo das universidades, das fundações, do programa Fullbright e outros, em especial a partir da criação da CIA (CENTRO DE INTELIGENCIA AMERICANA). Esse programa, de efeitos em longo prazo, mostra hoje seus resultados em países da periferia.
3. Garantir o controle dos secretariados de organismos internos e externos para a preservação dos cargos.
Há algumas décadas atrás algumas pessoas ousaram com idéias desafiadoras aos interesses americanos. Os EUA com medo de perderem o controle progressivo desses secretariados, fazem uma redução e mudam algumas orientações, aplicando mais verbas e em especial no caso o setor estratégico
4. Apresentar os EUA como defensores da independência dos povos coloniais, da liberdade individual, da democracia, da iniciativa privada e dos valores espirituais do homem, da igualdade e da não-discriminação étnica,