Resumo - Aron: os irmãos maiores
A conjuntura atual (durante ColdWar) é caracterizada pelo duopólio nuclear e a extensão do sistema diplomático (descolonização e novas OIs). O dois grandes são os únicos com título de superpotência, únicos capazes de escolher soberanamente entre guerra e paz.
*A diferença entre os grandes (super e grandes potências), os médios e pequenos não desaparecem, estão mais acentuadas do que nunca, todavia nunca foi tão difícil para os grandes impor sua vontade. A ameaça de usar meios tradicionais nem sempre é levada a sério, como já foi.
Distinção entre 3 categorias de relações:
*Membros de um bloco
*Entre blocos
*Entre cada bloco e o resto do mundo
O papel da força varia em cada categoria: aliados se persuadem reciprocamente, inimigos acumulam meios de coação, os que não são tocados diretamente pelo conflito entre os dois blocos procuram reduzir riscos enquanto tentam tirar vantagem da situação.
O bloco atlântico - OTAN
Um comando atlântico e uma integração parcial dos exércitos, que continuam a ser nacionais no recrutamento, administração, oficialato, armamento e espírito.
*A uniformização dos armamentos não se efetivou.
*Pode ser que se tenda a desenvolver um "espírito atlântico" nos estados maiores da OTAN mas parece que ainda não é predominante
*OTAN permite a retirada de tropas do comando atlântico para outras partes do mundo em tempos de paz (paz para o bloco como todo). As forças armadas podem ser utilizadas na África, na Ásia (onde estão colônias) e também em casos de guerra civil. A OTAN cria um quadro pouco favorável a levantes de militares, embora não proíba golpes explicitamente e também não possa impedi-los de fato.
*É proibido o uso da força entre membros.
*Só os EUA possuem as armas decisivas (nucleares e aviação estratégica), só eles decidem os objetivos militares. Porém em situação de risco de guerra ou medida militar a aliança deve agir pelo princípio da unanimidade. Só os