Itens
Em junho de 1945, representantes de 51 países assinaram a Carta das Nações Unidas, que criou a Organização das Nações Unidas (ONU).
4 meses depois a ONU iniciou suas atividades, com os objetivos de coordenação de ações que mantivessem a harmonia, a cooperação e a paz mundiais.
A ONU também deveria promover o desenvolvimento social e econômico das nações e proteger os direito humanos, desrespeitados durante o conflito mundial.
Em dezembro de 1948 foi lançado a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esse documento assegurava direitos fundamentais,, como o direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
PLANO MARSHALL
Em junho de 1947 o secretário do Estado norte-americano, George Marshall propôs um plano de auxílio econômico para a reconstrução da Europa.
Esse programa previa o empréstimo de bilhões de dólares aos países europeus arrasados pelo conflito.
O objetivo era reconstruir a infraestrutura dos países destruídos pela guerra, gerar empregos e ativar as diversas economias do Velho Continente.
Com isso os EUA ganhavam aliados político e parceiros comerciais, aumentando sua zona de influência na Europa.
OTAN
O bloqueio de Berlim havia demonstrado que as tensões entre o bloco comunista e o capitalista poderiam aumentar.
Em 1949 foi fundado a Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan) pelos representantes dos EUA, Canadá e de alguns países da Europa ocidental.
Era como uma aliança militar que reuniria as forças armadas dos países membros para defendê-los m possíveis conflitos com os Estados ligados aos soviéticos.
GUERRA IDEOLÓGICA
Final dos anos de 1940 início da Guerra Ideológica entre russos e norte-americanos.
O comunismo era condenado e patrulhado pelo governo estadunidense e as autoridades soviéticas faziam o mesmo com relação ao capitalismo.
Um dos fenômenos que representaram esse período foi marcarthismo. (ações anticomunistas coordenadas pelo senador estadunidense Joseph McCarthy entre o final da dec de 1940 e meados