eu we
Considerações Finais
Considerando a importância da formulação e execução da estratégia na organização nesse contexto de investimentos limitados em TI, o autor analisou o planejamento estratégico e a adequação da estratégia formulada de acordo com as mudanças no ambiente, e a importância do conhecimento do ambiente interno e externo da organização.
Constatou-se que uma organização precisa não só ter um processo flexível e contínuo de planejamento estratégico, como também precisa conhecer seu ambiente interno e o ambiente externo. Quanto mais complexo e dinâmico o
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0511104/CA
ambiente estudado, maior a quantidade de informações necessárias para a tomada de decisão. A execução da estratégia e a gestão do desempenho organizacional devem fazer parte do processo de planejamento estratégico, fornecendo informações para as decisões tomadas. Com um processo contínuo como esse, é possível direcionar os tomadores de decisão na utilização dos recursos da organização, contribuindo assim para a eficácia e eficiência das decisões e ainda, para a concepção de um modelo operacional e da arquitetura da empresa, concretizados pela estrutura organizacional, alinhados com a estratégia da organização. Mostrou-se também, na segunda parte da fundamentação teórica, que, sem as fundações estabelecidas pela estruturação organizacional, a governança de TI tem grandes chances de não se alinhar com a estratégia do negócio.
A
estruturação organizacional é um fator crítico para a aplicação do modelo. O modelo operacional deve ser definido, baseado na estratégia, e deve orientar a criação e manutenção da arquitetura da organização. A arquitetura deve ser construída por um número limitado de iniciativas, que são tratadas como projetos, considerando as boas práticas do mercado e as metodologias disponíveis.
Essa estruturação - composta pela formatação e desenvolvimento do portifólio de produtos ou serviços, pela modelagem dos