Eu nau sei
Como disse, a explicação é bem simples e expõe bastante bem as diferenças… ou melhor, podia expor, se na verdade não vivêssemos num mundo extremamente baralhado e sem balizamentos claros.
Há estados modernos ocidentais que se dizem democráticos, mas que são REINOS (ditadura por nascença). A Espanha, o Reino Unido, Holanda, entre outros, que são monárquicos, têm grupos de pessoas que não precisam de fazer nada senão nascer na família certa, para serem consideradas importantes e terem o resto do povo a trabalhar para eles. E influenciam bastante os poderes no estado e são politicamente ativos, sem, no entanto, terem de se preocupar com as mudanças das ideologias políticas, esquerdas e direitas vêm e vão, e eles lá permanecem. Mas não foram votadas pela população, ganharam o seu poder há muito tempo, conservando-a pela força das armas, e hoje, quando confrontadas com as mudanças, elas (e os seus adeptos) advogam que tem de se respeitar a tradição, e continuam ali, no pódio… ditatorialmente.
Há ainda estados , defensores da democracia, os EUA e todo o Ocidente rico, que de ano a ano vão trocando as pessoas que estão no poder, mas que mantém o círculo de poder e de influência, e que mesmo através de análise superficial percebe-se que só usam a democracia para trasvestir a…