Resumo SER HUMANO E SOCIEDADE: CONTEXTO HISTÓRICO e SER PESSOA – UMA PROPOSTA HUMANISTA
1 – SER HUMANO E SOCIEDADE: CONTEXTO HISTÓRICO
2 – SER PESSOA – UMA PROPOSTA HUMANISTA
Analisando o contexto histórico, é possível compreender como a sociedade tratou o ser humano. Também é possível ver como alguns pensadores entenderam e se pronunciaram a respeito do ser humano. Claro que devemos levar em consideração o contexto em que ele vivia. É interessante notar que a concepção a respeito do conceito que se criava ou que se criou sobre a pessoa influenciou as atitudes da sociedade em cada época. Ou o contrário.
Aquilo que se pretendia da sociedade e para a sociedade acabava criando uma concepção a respeito do ser humano. A maneira como o ser humano era tratado dependia, do modo como a sociedade era concebida.
Algumas análises podem provocar mudanças na maneira de pensar e de agir do homem. Não devemos confundir Antropologia com Humanismo. Estudaremos a antropologia como forma de compreender o ser humano e a sociedade dentro do contexto histórico. Enquanto o homem se compreende, ele representa o todo ou a sua totalidade concreta sem se desligar da experiência e da compreensão de si mesmo. O ser humano sempre procurou entender o significado de sua existência. Desde tempos remotos, ele quis saber sobre sua existência e sobre a existência do mundo e das coisas ao seu redor.
Muitos estudiosos, conseguem analisar essas situações e apontam o que está por trás dos acontecimentos. O ser humano é capaz de se inquietar; ele está aberto ao mundo, e essa abertura se converte em abertura ao ser. O homem sempre se pergunta sobre sua própria essência, sobre o que faz no mundo, por que está neste mundo e qual a razão de sua existência. Só o homem possui essa capacidade, possibilidade e necessidade. Podemos perceber que o homem se tornou um problema para si mesmo. Como o homem possui a capacidade de questionar-se sobre sua essência, ele tem a possibilidade de ter consciência de si mesmo e, ao mesmo tempo, a