etnografica de artes
FACUDADE DE ARTES VISUAIS
DÁBILLA ELEN FERREIRA DE OLIVEIRA
RESENHA: ETNOGRAFIA DA PRÁTICA ESCOLAR
O livro Etnografia da Pratica Escolar escrito por Marli André contem oito capítulos divididos em duas partes, a primeira parte aborda sobre os Fundamentos da pesquisa etnográfica e a segunda sobre A prática da pesquisa etnográfica. A autora sempre traz no começo dos capítulos um breve resumo dos assuntos que serão tratados o que facilita a localização dos assuntos e os momentos que são divididos. Marli inicia falando sobre a origem da pesquisa qualitativa, suas raízes na concepção idealista-subjetivista ou fenomenologia, além de outros termos explicados na passagens dos capítulos, como: interacionalismo simbólico, self e etnometodologia.
Logo em seguida apresenta a dicotomia entre a pesquisa qualitativa e quantitativa e distingui os tipos pesquisa qualitativa em Pesquisa do tipo etnográfico, que apresenta suas características no foco da descrição da cultura, enfase no processo, preocupação com o significado, envolvimento com o trabalho de campo, descrição e a indução; O estudo de caso e por ultimo a Pesquisação, que possuem correntes envolvidas em um plano de ação baseado em objetivos.
No quarto capitulo, Marli disserta um pouco mais sobre etnografia e o estudo da pratica escolar cotidiano, o que podemos ressaltar as três dimensões que contribuem para a compreensão do dinamismo da vida escolar, que são elas: dimensão organizacional que envolve como o trabalho pedagógico é organizado; a dimensão instrucional que se situa entre professor-aluno-conhecimento e a dimensão sociopolítica/cultural que possibilita a reflexão sobre os aspectos do cotiano, momentos históricos e sociedade.
Marli com clareza revela quando é o momento mais oportuno para se usar o estudo de caso etnográfico, quando é necessário, e como é relevante para a construção de novas teorias por meio a capacidade heuristica, insights. E para o pesquisador