etnografia
Observando a Praça e a Academia ao Ar Livre de Itaocara ( Praça Coronel Guimaraes-Itaocara-RJ-Brasil)
Ao chegar a entrada da praça pude perceber muitas pessoas no ambiente. Minha idéia de que eram muitas, foi elaborada pela imagem dos bancos quase todos ocupados, e algumas pessoas de pé. Aos redores da praça, pude visualizar uma Igreja, bares, prédios, comércios e residências. A academia ocupa um pequeno espaço da praça, e sempre há pessoas caminhando em suas calçadas.
Me sentei em um banco na sombra, ao lado de um senhor idoso que ali lia seu jornal. Depois peguei meu caderno e comecei a fazer as anotações sobre o que eu ali observava.
A praça era dividida em varias partes: de um lado, varias árvores, bancos e mesinhas em um local bem fresco da praça. De outro lado se encontrava um parquinho de crianças com vários brinquedos, areia no chão e cercado de grades, e ao fim da praça a academia ao ar livre, cujo uso preferencial era para as ‘pessoas de melhor idade’ ( e uma placa da prefeitura que nos informa).
Observei que a grande maioria das pessoas presentes no local era formada por idosos, sempre sentados nos bancos conversando, jogando ou não pequena academia. Algumas crianças brincavam no parquinho com seus acompanhantes que pareciam ser babás. Percebi também a presença de pessoas que pareciam ser ‘avulsas’. Elas não conversavam com nenhuma outra pessoa, não interagiam, pareciam estar ali apenas aguardando algum compromisso, um acompanhante, ou o fim do horário de almoço.
Me foquei em observar a academia ao ar livre, que era meu objetivo. As pessoas que mais freqüentam a academia são os idosos, eles se encontram ali, utilizando os aparelhos disponíveis ou então se alongando, ao redor da praça. Observei que a grande maioria não se encontrava com roupas apropriadas para fazer os exercícios, mas sim com calças jeans, sandálias e chinelos, e ate carregando bolsas.
Alguns parecem muito a vontade com a pequena academia, enquanto