Etnografia urbana
Observando os aspectos desagregadores nos processos de urbanização podemos ver que existem muitos fatores que contribuem para que isso ocorra.
Podemos dizer que as classes sociais possuem de certa maneira uma influência neste fator também como a forma da renda, os problemas que ocorrem como o trânsito em que pessoas necessitam de um transporte de qualidade e eficácia.
O que acontece em países em desenvolvimento como se dizem ou até mesmo os subdesenvolvidos é que os mais humildes de situações em que é preciso se construir uma melhoria em vários aspectos como saúde, educação, trabalho. Isso deveria ser muito mais concentrado o processo de evolução local na medida em que somente de forma planejada e consciente poderá acontecer mudanças .
Visto que onde o capitalismo em determinados países desenvolvidos a vivência é diferente e mais agregada para condições mais favoráveis e de melhor aproveitamento me qualidade considerável. O desenvolvimento nos países que ainda não possuem uma estrutura necessária e que deveria ser organizada e favorável, pois suas grandes cidades precisam não somente ter uma população que necessita de mudanças, mas começar a fazê-las.
Apresentando um mundo contemporâneo de desigualdade podemos concluir que existem muitas divergências entre lugares e que cada dia a situação de renda, saneamento, infraestrutura, trânsito, problemas de violência, saúde, trabalho e entre outros que possuem podem ser observados com clareza e em que os aspectos de crescimento das cidades não podem ser somente em quantidade desordenada, deve-se ter a atenção voltada para os processos onde as necessidades podem ser melhoradas e apresentadas soluções onde gradativamente podem acontecer os processos de urbanização e serem diferentes dos que costumamos presenciar.