Etnofísica
Thaise Cristiane de Abreu Prudente1
1Licenciada em Física pela Universidade Federal de Goiás e Mestra em Gestão do Patrimônio Cultural pela Universidade Católica de Goiás / Goiânia-Brasil (fisipatri@yahoo.com.br)
RESUMO
Fruto de uma reflexão sobre a Etnofísica, analisa-se aqui a possibilidade de seu uso enquanto estratégia de ação pedagógica para o ensino de Física em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aborda-se a edificação da noção de EJA no Brasil e a construção do paradigma de Etnofísica sob o âmbito da compreensão cultural dos agentes educacionais envolvidos. Por fim, relata-se um trabalho de campo realizado em um colégio de Goiânia acerca da legitimidade da Etnofísica para a compreensão dos fenômenos naturais, sob uma perspectiva inclusiva.
PALAVRAS-CHAVE: Etnofísica, educação contextualizada, EJA.
ETHNICPHYSIC: AN EDUCATIONAL STRATEGY FOR POSSIBLE ACTION FOR THE TEACHING OF PHYSICS IN CLASSES OF EJA
ABSTRACT
Fruit of a reflection on the Ethnicphysic, we analyze here the possibility of their use as pedagogical action strategy for teaching physics in classes of Youth and Adults (EYA). Deals with the construction of the concept of adult education in Brazil and the construction of the paradigm of Ethnicphysic under the framework of cultural understanding of the educational agents involved. Finally, we report on field work carried out in a college of Goiania about the legitimacy of Ethnicphysic to the understanding of natural phenomena, in an inclusive perspective.
KEYWORDS: Ethnicphysic, contextual education, EYA.
INTRODUÇÃO
A Etnofísica, proposta aqui, apropria-se da Etnomatemática para discutir a possibilidade de uma Educação de Jovens e Adultos (EJA) fundamentada na contextualização (pelo grupo social que a compõe) do fenômeno físico estudado sob um paradigma inclusivo.
Este artigo se justifica pela