Etnocentrismo
Nome: José Eduardo Carqueija da Silva
Matrícula: 20151261
Turma: 106D
Professor: Sady Bianchin
Curso: Comunicação social – Publicidade
April 14, 2015
1
Uma visão sobre o Etnocentrismo
O Ideal do Multiculturalismo
April 14, 2015
2
O julgamento de um determinado indivíduo ou grupo social, que tem hábitos semelhantes, discrimina outro, julgando como melhor ou pior, certo ou errado, por motivos de condição social, por hábitos ou costumes diferentes ou até mesmo pela sua cultura demonstra uma visão arcaica e negativa da sociedade.
Essa avaliação é preconceituosa, feita a partir de um ponto de vista específico sem levar em consideração o multiculturalismo. Assim, etnocentrismo é a dificuldade de pensar a diferença, de ver o mundo com os olhos dos outros, tornando a cultura como única. Essa tendência é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais e grande intolerância, causando motivos de xenofobia, guerras e mortes.
Contudo, a dificuldade de aceitação em um choque cultural é uma realidade, pois as culturas naturalmente possuem formação histórica e estruturas diferentes.
Um exemplo disso estaria no papel social assumido pelas mulheres, que não possuem os hábitos, costumes e manifestações religiosas em sociedades ocidentais e orientais. Do lado ocidental algumas práticas são contra o direito à vida e à emancipação, para outras culturas essas mesmas práticas devem ser aceitas com naturalidade, pois apenas reproduziriam uma tradição.
Em se tratando do Brasil, o preconceito relativo às práticas de matriz afrobrasileiras está profundamente presente na sociedade brasileira, por essas práticas estarem associadas a negros, grupo historicamente estigmatizado e excluído, e cujos cultos seriam contrários ao cristianismo europeu.
Vale lembrar que expressões culturais como o samba, a capoeira e o candomblé foram, durante décadas, proibidos e perseguidos pela polícia. Isso mostra que essas práticas foram