Atividades de portugues texto e gramatica
O breve assassinato da língua portuguesa.
Apesar de ser uma língua tão culta e polida, a língua portuguesa vem sendo assassinada. Não só pelo seu mau uso, mas também por aqueles que insistem em acrescentar palavras de origem estrangeira, no meio de frases, intitulando que se a palavra é estrangeira, “fica mais chique a pronúncia”.
O que há de mais harmonioso aos ouvidos do que o uso correto do português, sem acréscimo de palavras estrangeiras, que ainda para muitos, não tem significado algum.
Os brasileiros e os estrangeiros que aqui residem deviam se preocupar com o uso correto e exemplar da língua portuguesa, sem adornos desnecessários de outras línguas.
Se cada vez mais fizermos o uso e acrescentar palavras estrangeiras, destruiremos a nossa língua.
A globalização está acabando com a cultura e língua materna dos continentes. Tudo está ou se tornará americanizado. O inglês esta se infiltrando em outras línguas sutilmente, com o único intuito de prescreve-las.
Assim como em outros países, o Brasil está sofrendo com a decadência de seu idioma. Não estamos longe de tentarmos proteger a nossa língua com a força da Lei, eis que recentemente o deputado Aldo Rabelo apresentou o Projeto de Lei que "dispõe sobre a promoção, a proteção, a defesa e o uso da língua portuguesa".
Também há outros países que lutam para se proteger, como é o caso da França, que lançou a lei chamada de Lei Toubon,que visa aos dirigentes das empresas para que utilizem a língua francesa, nas negociações salariais, a fim de evitar os problemas de comunicação. O que sem sombra de dúvida é uma falácia, visto que na França somente empregam trabalhadores que também falem o inglês.
As grandes multinacionais estão em todos os lugares, empregam em todos os setores, não há como ser diferente. Logo a globalização baterá à nossa porta.
Indiscutivelmente a língua inglesa esta avançando os continentes, e não é a cavalo, ela vem de avião e em grandes navios, com