Principios da Contabilidade Entidade Continuidade e Oportunidade
Alunos: Ednaldo Alves de Andrade Amanda Lázara Souza Lange
Turma: C01
Professor: Antônio Torquato
Disciplina: Teoria da Informação Contábil
Princípios da Contabilidade
Entidade, Continuidade e Oportunidade.
Goiânia 12 de novembro de 2013
Introdução
O presente trabalho enfatiza três princípios, dentre vários outros da contabilidade, são eles: Entidade, Continuidade e Oportunidade, os quais representam a essência e o núcleo das doutrinas e teorias referentes à ciência contábil, ressaltaremos o que são e quais os seus fundamentos e posteriormente salientaremos exemplos.
Princípio da Entidade
A Contabilidade deve ter plena distinção e separação entre pessoa física e pessoa jurídica, o patrimônio da empresa jamais se confunde com o dos seus sócios, pois a contabilidade da empresa registra somente os atos e os fatos ocorridos que se refiram ao patrimônio da empresa e não os relacionados com o patrimônio particular de seus sócios. Não se misturam transações de uma empresa com as de outra, mesmo que ambas sejam do mesmo grupo empresarial, pois é respeitada a individualidade.
Segundo a resolução, o princípio da entidade reconhece o Patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. O parágrafo único diz que o Patrimônio pertence à Entidade, mas a denominação não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova Entidade, mas numa unidade de natureza econômico contábil.
Exemplos:
Considera-se entidade a pessoa, ou conjunto de