HIDROLOGIA
Autores: Danielly Machado e Igor Matheus Barbosa Quintana.
RELATÓRIO DE ESTRUTURAS HIDRAULICAS
Foz do Iguaçu PR
2013
HIDROLOGIA
Autor(es) : Danielly Machado e Igor Matheus Barbosa Quintana
RELÁTORIO DE ESTRUTURAS HIDRAULICAS
Relatório apresentado ao curso de
Hidrologia do Instituto Federal do
Paraná.
Orientador(a):
Kathleen Dall Bello de Souza
Foz do Iguaçu, PR
2013
Sumário
Introdução
Em tupi, Paraná quer dizer parecido com o mar, é o oitavo maior rio do mundo são 4.882 km em extensão, e a bacia recebe as águas de boa parte dos rios do centro Sul. O rio Paraná é um importante rio da América do Sul, pois é o maior depois do Amazonas.
O Rio Paraná
O Rio Paraná que significa “como o mar” ou “parecido com o mar”, em tupi é o principal formador da bacia do Prata, é o oitavo maior rio do mundo em extensão (4.882 km) e o maior da América do Sul depois do Amazonas. E é o décimo maior do mundo em vazão. Sua bacia hidrográfica abrange mais de 10% de todo território Brasileiro.
O rio Paraná é um importante rio da América do Sul (principal rio da Bacia Hidrográfica do rio Paraná). Sua nascente fica na confluência dos rios Paranaíba e rio Grande, na região de divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Ao correr para a região oeste, ele cria uma divisa natural entre a Argentina e o Paraguai. Logo em seguida, o rio segue pelo território argentino. Em seu trecho final, ele passa a seguir na direção sul até desaguar (foz) no delta do Paraná e no rio da Prata. O rio Paraná passa pelo território de três países: Brasil, Argentina e Paraguai. Seus principais afluentes são Rio Tietê, Rio Paranapanema e Rio Iguaçu, Rio Suruí, Rio verde e Rio Pardo.
Bacia do Rio Paraná
A Bacia do Rio Paraná Abastece o reservatório da Itaipu Binacional em foz do Iguaçu, Abrange seis estados brasileiros e o Distrito Federal. Sua área até a junção com o Rio Iguaçu é de