Etnocentrismo
O etnocentrismo é denominado a partir que uma cultura considerando seus costumes,hábitos e valores sendo melhor ou superior a outras. O etnocentrismo levado ao extremo pode ocasionar um conflito entre diferente povos, levando a violência física e desejo de eliminação do outro. O preconceito de classes, racial, xenofobia, religião ou nacionalismo não algumas formas de etnocentrismo.Antes a palavra referia-se a identidade étnica, ao povo ou raça. Deste modo não julgando só os valores dos outros, mas os outros.
Segundo Reginaldo Dias, no livro: Sociologia Geral, relata que: A expressão relatividade cultural, que é oposta ao etnocentrismo, se refere á visão pela qual deve ser entendido o comportamento em termos de seu próprio contexto cultural. Ou seja,qualquer culturadeve ser analisada, compreendida utilizando seus próprios valores e costumes para julgá-la.
Temos que evoluir muito na área dos direitos das mulheres, para que seja igual a dos homens, onde ainda em muitas regiões as mulheres são inferiores, sendo assim ferindo os direitos de pessoas humanas, como o de ir e vir, com segurança e autonomia.
Não existe grupo superior ou inferior, mas sim diferente, podendo até não possuir tantos materiais ou recursos como o nosso grupo, mas ele consegue se desenvolver no ambiente dele. A visão etnocêntrica desconsidera a lógica de funcionamento de outra cultura, havendo uma grande comparação de uma cultura para a outra, onde tudo que é diferente se torna errado.
Tendo princípios de respeito em relação a descriminação de tal cultura, também podemos expressar nossa opinião,nosso ponto de vista, não gostando de algo que por nós não estando certo,assim, não invadindo o espaço do outro impondo o nosso pensamento como o correto.
Quando nos deparamos com outra cultura totalmente oposta a nossos costumes e hábitos recebemos um choque cultural, não sendo possível se sentir bem ao todo tempo naquele espaço, mais com qualquer adaptação leva