Doenças Ocupacionais Ergonomicas
A doença que causa alterações na saúde do trabalhador e que é provocada por fatores relacionados como ambiente de trabalho é denominado doença ocupacional.
As doenças ocupacionais são divididas em doenças profissionais ou tecnopatias causadas sempre pela atividade laboral e mesopatias, que podem ou não ser causadas pelo trabalho.
As doenças mais comuns são as causadas no sistema respiratório e na pele cujos cuidados são essencialmente preventivos, pois as doenças ocupacionais são de tratamento difícil. São alguns exemplos: Silicose, asbestose, dermatite de contato, câncer de pele ocupacional.
Toda doença ocupacional normalmente é adquirida quando o trabalhador é exposto além do limite permitido por lei a agentes químicos, físicos, biológicos, ou radioativos, sem uso devido da proteção coletiva (EPC) ou equipamento de proteção individual (EPI).
No Brasil, a doença ocupacional é equiparada ao acidente de trabalho, de maneira que proporciona os mesmo benefícios e direitos ao trabalhador afetado.
Tipos de Doenças Ocupacionais:
Tendinite de Ombro ou Doença do Manguito Rotador
A tendinite é uma inflamação dos tecidos que cobrem os tendões dos músculos. Essa inflamação ocorre quando os músculos acometidos não possuem uma cobertura por bainha sinovial.
O ombro apresenta uma propensão muito grande para a ocorrência de lesões por traumas cumulativos, sendo o segundo local de incidência de tendinites.
Principais sintomas:
Esta inflamação apresenta como principais sintomas a dor localizada intensa, dificuldade para levantar o braço, sensação de que a dor se espalhou por todo o braço e formigamento.
Os sintomas se iniciam após uma lesão ou uso excessivo, principalmente após atividades que exigem elevação do braço com algum grau de flexão para frente. Habitualmente, ela localiza-se na região antero lateral do ombro e face lateral do braço e suas intensidades são variáveis. A maioria dos pacientes se queixa de dor