etnocentrismo
A partir da cultura em vive o ser humano cria a sua percepção de mundo, o conhecimento adquirido por ele transmite uma visão única sobre todos os aspectos da vida, pessoas de culturas diferentes enxergam o mundo de maneiras diferentes, modos, costumes, crenças, danças, tudo isso faz parte da sua cultura, e em cada lugar encontra-se uma diversidade de culturas na qual molda o ser humano em que ali habita, pois o meio em que você vive forma a sua maneira de agir.
Esse modo de viver achando que os seus costumes e crenças são o mais correto e natural revela o etnocentrismo como uma tendência mundial que provoca em casos extremos, diversos conflitos sociais. Assim passam a existir as divisões dentro de uma sociedade: grupos familiares, amigos, manifestações nacionais... revelando que o grupo é o ponto de referencia e não a humanidade, pois o comportamento de povos diferentes são vistos de forma depreciativa.
A cultura tem o poder de interferir na vida da pessoa tanto positivamente quanto negativamente, até mesmo no plano biológico, pois os costumes e valores culturais são o que mantem o ser humano vivo e unido ao seu semelhante. A cultura influencia tanto a pessoa que esta não é capaz de misturar alimentos que seus antepassados dizem que faz mal, mesmo que a Ciência prove o contrario. Enfim a cultura define o comportamento e a maneira de viver.
Nenhum ser humano participa integralmente de sua própria cultura devido a vários fatores como: sexo, idade.
Em muitas sociedades existem a separação dos papeis do homem e da mulher. Sendo que a mulher cabe cuidar da casa e criar os filhos e ao homem sair para trabalhar fora. A faixa etária também faz que o individuo participe de forma diferente na sua cultura. Assim torna-se impossível às pessoas viverem todas as regras de sua sociedade cultural, e como não existe sistema social perfeito cabe aos seres humanos buscar conhecer profundamente a sua cultura com o intuito de