Etnocentrismo
Selecionar um caso publicitário, que apresente na mensagem elementos da visão etnocêntrica, tais como: estereótipos, preconceitos, ideologias.
Marca escolhida: Gillette
Campanha: “Homem das cavernas” e “Quero ver raspar”
Objeto de estudo: Suposto preconceito com pessoas “peludas”.
(link: http://www.youtube.com/watch?v=__vB9Kovcu4)
#Homemdascavernas, essa é uma campanha que foi apresentada pela Gillette onde um homem peludo é considerado inferior por ser peludo.
No primeiro comercial da campanha vemos um homem peludo mantendo suas atividades normalmente quando ele se depara com um homem depilando seu peitoral e decidi por fazer o mesmo chamando assim a atenção da mulher e “evoluindo” com Gillette.
(link: http://www.youtube.com/watch?v=rSUwiAguqMI)
#Queroverraspar, em um segundo comercial estrelado pela apresentadora Sabrina Sato, as irmãs Bia e Branca Feres, atletas do nado sincronizado, e Psy (cantor internacional) as garotas tramam uma maneira de incentivar a depilação do peitoral masculino.
O Conar recebeu reclamações que alegavam a existência de preconceito contra os peludos, tachando-os de nojentos.
Esta campanha circulou pouco antes do carnaval e a Gillette alegou que a campanha tinha o propósito de anunciar a vinda do astro Psy ao Brasil para o carnaval.
Nas redes sociais a campanha também teve repercussão e as pessoas ficaram divididas sobre apoiar ou não a campanha. A Gillette em sua fanpage postou que a campanha “baseia-se em um vídeo engraçado e irreverente focando na preferência das mulheres por homens lisinhos, sempre respeitando nossos consumidores”.
Por unanimidade o Conar decidiu arquivar o processo, segundo conselheiros do órgão não houve desvio ético na campanha já que as supostas acusações feitas pelos consumidores são de natureza "estritamente estética", o que não está capitulado no código de autorregulamentação.
A assessoria de imprensa do órgão explicou que as