Execução de COncreto
Orientar a execução do serviço, bem como critérios para sua verificação e aprovação.
2. APLICAÇÃO
Este procedimento é aplicado à obra.
3. DESCRIÇÃO
As formas devem estar executadas e limpas, com desmoldante aplicado e eixos verificados. Os pés dos pilares devem estar tamponados entre a forma e o gastalho para evitar o escorrimento da nata proveniente da concretagem.
As armaduras devem estar posicionadas e conferidas, com espaçadores instalados.
Todos os equipamentos e a equipe de trabalho devem estar dimensionados, considerando tempos de ciclo do transporte horizontal inferior, do transporte vertical e do transporte horizontal superior. Eventuais níveis de parada e a possibilidade de criação de juntas frias precisam estar definidos.
Data, horário, volume e intervalo entre caminhões devem estar programados junto ao fornecedor de concreto, considerando o dimensionamento de equipes e equipamentos, o tempo de transporte interno no canteiro até o local da concretagem, os requisitos do projeto e do slump test, Para a definição de volume, adotar um arredondamento de 0,5 m3.
O controle tecnológico deve ser programado, prevendo-se um moldador para a obra e, se possível um tecnólogo para acompanhamento da dosagem e controle dos caminhões na usina.
As instalações elétricas e os equipamentos (vibradores) inclusive os de reserva devem ser testados. O acesso do vibrador deve ser simulado, de forma a ter se dimensionado o tamanho da agulha e do mangote.
O abastecimento de água e energia deve ser verificado e garantido.
As áreas a serem concretadas devem estar protegidas.
Nos dias de concretagem, posicionar cavaletes ou cones na entrada da obra para evitar o estacionamento de veículos, facilitando a manobra dos caminhões betoneira.
Planejar a concretagem de forma que o lançamento do concreto termine junto à caixa de escada ou ao acesso de saída da laje.
Verificar o tipo de transporte do concreto.
Antes da descarga do caminhão, efetuar o slump test