“Execução de peças de concreto em estado fresco” acompanhamento, controle e operação da concretagem.
Jeanilton Santos RA
Trabalho de Materiais de construção Civil- I
“Execução de peças de concreto em estado Fresco”
Acompanhamento, controle e operação da Concretagem.
Processo de Execução da Concretagem e Controle do Serviço
Palavras-chave: concretagem, sistemografia, processos, construção civil.
1. Introdução
Esse trabalho indica, mediante visita em uma obra de edificação, os procedimentos que devem ser seguidos para garantir a conformidade, segurança, durabilidade, em disposição ao projeto estrutural e as recomendações da NBR para o processo. Os processos foram coletados a partir de fotos, filmagens, e conversas com especialistas da área atuantes direto nos processos de atividade operacional da concretagem. A importância desse acompanhamento ocorre pela necessidade de fazer entender a garantia do desempenho e a durabilidade do elemento estrutural em questão. A sistemografia condiciona uma maior confiança onde se atribui através de intervenções técnicas de análise sobre determinada amostragem do concreto utilizado na concretagem.
A execução de estruturas de concreto armado obedece a uma série de requisitos para que se tenha uma estrutura que satisfaça as exigências técnicas. Embora muitos se arvorem em executar peças de concreto armado, podemos afirmar que muitas não são executadas com a segurança necessária.
O cimento é um material com propriedades aglutinantes com capacidade de unir fragmentos minerais, formando assim uma massa compacta.
Freqüentemente confunde-se cimento e concreto. Vamos esclarecer: Cimento é um composto químico seco, finamente moído, que ao ser misturado com água reage lentamente formando um novo composto, desta vez, sólido. O Concreto é um material formado pela mistura de cimento, água, agregados (areia e pedra) e, eventualmente, aditivos. O cimento e a água formam a pasta que une os agregados quando endurecida. A este conjunto denominamos concreto que, inicialmente