exercício
ABRIL / 2011
A PRESENTE ESPECIFICAÇÃO APLICA-SE A TODAS AS OBRAS CONTRATADAS,
CUJAS PROPOSTAS FOREM APRESENTADAS APÓS 03/05/2011.
OBRAS DE CONCRETO
1. GERAL
Este módulo refere-se à execução das estruturas de concreto simples ou armado, bem como ao fornecimento dos materiais e aparelhagem necessários, de acordo com os desenhos do projeto, com estas Especificações e com as normas da ABNT, principalmente no que se refere ao seu Preparo, Controle e Recebimento de acordo com a
NBR 12655-96.
O estudo do concreto propriamente dito, ou seja, as características de composição, preparação, colocação, proteção e impermeabilização, fazem parte da empreitada.
O fornecimento, montagem, operação e manutenção de todos os equipamentos necessários à preparação, lançamento e adensamento do concreto serão feitos pela contratada. A CONTRATADA poderá optar pela aquisição de concreto preparado por empresa de serviços de concretagem ou pelo preparo na própria obra. Em ambos os casos, o estudo dos materiais e da dosagem do concreto deverá ser apresentado pela
Empresa responsável pelo serviço de controle tecnológico do concreto.
A CONTRATADA submeterá à aprovação da CONTRATANTE o programa completo e detalhado de fornecimento do concreto 15 dias antes do antes do início dos serviços de concretagem, contemplando o plano de concretagem e o traço do concreto.
As especificações do concreto deverão seguir as determinações do projeto estrutural.
São previstas as seguintes classes de concreto para utilização nas estruturas:
a) fck = 15,0 Mpa (apenas para fundações);
b) fck = 20,0 MPa;
c) fck = 25,0 MPa;
d) fck = 30,0 MPa;
e) fck = 35,0 MPa;
f) fck = 40,0 MPa;
g) concreto não estrutural (concreto magro para regularização)
h) concreto Ciclópico com 30% de pedra-de-mão.
Ref/Abril2011
1/49
A classe do concreto a ser empregado será definida pelo projeto estrutural, e na falta deste, será determinado pela Fiscalização.