concreto
CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL - CAA
Tecnologia de Concretos e Argamassas
CONCRETO AUTO-ADENSÁVEL - CAA
INTRODUÇÃO
O processo de globalização tem permitido a engenheiros, calculistas e construtores em geral tomar conhecimento das novidades em tipos de concretos que estão se propagando pelo mundo, como é o caso do concreto auto-adensável.
Já usado no Brasil, mas ainda de forma restrita, o concreto auto-adensável apresenta grande fluidez, tendo como característica uma alta trabalhabilidade, ou seja, é um concreto muito plástico.
O princípio fundamental para confecção de concretos fluidos e resistentes à segregação é o uso de aditivos superplastificantes e/ou modificadores de viscosidade, combinados com elevado teor de finos, sejam eles cimento Portland, adições minerais, fílers, e/ou areia fina.
O concreto auto-adensável, hoje utilizado, foi desenvolvido no Japão, por volta de 1983, sendo que sua maior aplicação em obras civis ocorreu em 1997, naquele país, com a concretagem das ancoragens de concreto da ponte metálica de maior vão livre do mundo. A ponte Akashi-Kaikyo, inaugurada em 1998, com 1991 metros de vão livre, consumiu nas ancoragens 290.000 m3 de concreto auto-adensável. Os motivos da utilização de CAA nesta obra foram a velocidade de execução, dispensa de adensamento, o qual seria muito difícil para este volume e a qualidade final do concreto.
Prof. Paulo Guterres
2
Tecnologia de Concretos e Argamassas
As razões da pequena utilização desta tecnologia até o momento, no Brasil, e, ainda, no mundo, estavam ligadas principalmente aos elevados custos dos aditivos utilizados, como superplastificantes e modificadores de viscosidade, bem como a falta de conhecimento, no Brasil, de métodos de dosagem e produção do CAA.
Com a significativa redução dos custos destes insumos, bem como, com o avanço tecnológico ocorrido nesta área no país, tem se tornado o CAA cada vez mais uma
excelente