etno
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS EXATAS E AGRÁRIAS
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
ELIETE DA SILVA DUARTE SOARES
A ETNOMATEMATICA COMO NOVA PROPOSTA NO ENSINO DA MATEMÁTICA.
1. APRESENTAÇÃO
É comum, no ensino da matemática, os educadores depararem-se com dois problemas, o primeiro deles diz respeito ao contexto da matemática formal, que muitas vezes não é compreendido, nem será utilizado pelos alunos no futuro. O segundo refere-se a impressão que há somente uma cultura, ou seja, a matemática acadêmica, não levando-se em consideração as demais leituras matemáticas que estão fora da cultura dominante.
Com isso, podemos observar que as aulas de matemática não desenvolvem, e nem motivam os alunos, a relacionar os conceitos matemáticos, o mundo e a história desta disciplina. Além disso, não é desenvolvido no aluno, um olhar crítico frente à matemática.
Diante da atual sociedade, que evolui de forma constante, é importante que os alunos percebam a importância da matemática, e sua utilização para a vida, para o exercício da cidadania, desenvolvimento de uma atitude crítica analisando os cálculos, estatísticas, informações matemáticas ao ler artigos ou receber informações de outras formas.
Neste sentido, a etnomatemática tem o objetivo de demonstrar a possibilidade de valorização do conhecimento dos educandos, da sua cultura, do seu meio social para uma aprendizagem mais consistente, crítica e significativa da matemática.
O objetivo do presente trabalho é demonstrar alguns aspectos pertinentes a etnomatemática, buscando demonstrar sua importância na valorização do conhecimento cotidiano por parte dos alunos e se está se mostra favorável para um melhor aprendizado da matemática nas salas de aula. Como objetivos específicos temos:
- Apresentar os meios que leva a etnomatemática a se tornar uma nova fonte de aprendizagem da matemática;
-