Etinicidade
O texto do qual faço referência, explana a respeito do Estado, no que concerne a respeito dessa diversidade de grupos sociais existentes em um mesmo Estado Nacional. No ponto de vista prático, a ideia de Estado Nacional contendo apenas um povo, no caso tendo apenas um tipo de Etinicidade, é muito raro de acontecer, na maioria dos casos existem minorias ou grupos sociais que diferem do restante do povo do Estado. Esse era o pensamento clássico sobre o Estado.
De acordo com o texto, é possível indentificar três tipos de Estado ao que concerne a etnicidade: o primeiro seria o Estado ‘’clássico’’, classificado como uno, monista e homogêneo. O segundo seria o Estado opressor, que mesmo sabendo que existe uma, ou várias minorias etnicas na sociedade, estas seriam subjulgadas em detrimento daquelas, restando espaço apenas para o grupo dominante. O terceiro seria o Estado-Modelo, pelo menos do ponto de vista Etnico, no qual seria reconhecido, e criado mecanismos para conciliar a variedade de povos no território.
Um exemplo de Etnicidade, ou etnia seria o dos Judeus que são um grupo com caracteristicas que os diferenciam de outros povos, pois possuem uma religião, costumes e tradições particulares.
A pluralidade de povos em determinado local sempre foi um desafio á