eticas
A ética baseado no teste que nos foi dado através do site “ética empresarial”, podemos observar que os valores éticos estão vinculados com a educação, é que quanto maior a escolaridade do individuo, maior são seus valores éticos. Por outro lado quanto menor for mais será a aceitação e convívio com a impunidade e corrupção.
O teste nos mostra claramente que não só o Brasil, mas muitos países têm muito trabalho a ser feito, principalmente na parte cultural, pois o velho costume ainda está presente, como por exemplo, o nosso que é o “Jeitinho brasileiro” aquele em que achamos que não interferem nos valores éticos, isso vale para o nosso dia a dia, aquilo que achamos que “não dá em nada” que é estacionar o carro na vaga de deficiente, furar uma fila, conhecer alguém e levar vantagem por isso, ou mandar um presente a um cliente em troca de algo.
É interessante observarmos que muitas pessoas ainda orgulham desse tipo de conduta, e isso uma cultura do brasileiro que tem de mudar.
No dicionário do Wikipédia essa tradução “Jeitinho", é a expressão brasileira para um modo de agir informal amplamente aceito, que se vale de improvisação, flexibilidade, criatividade, intuição, etc., diante de situações inesperadas, difíceis ou complexas, não baseado em regras, procedimentos ou técnicas estipuladas previamente. "Dar um jeito" ou "Dar um jeitinho" significa encontrar alguma solução não ideal ou previsível. Por exemplo, para acomodar uma pessoa a mais inesperada em uma refeição, "dá-se um jeitinho"
Como estamos falando aqui que a ética está baseada de acordo com o grau de escolaridade do individuo, não podemos deixar de mencionar as pesquisa do IBGE sobre a educação no nosso pais, pois de acordo IBGE 49,3% das pessoas acima de 25 anos não concluíram o ensino fundamental, e isso ainda são dados alarmante, a media em que escolaridade aumentar demonstrará que os valores éticos seguirão o mesmo ritmo.
Não só o